Os queimadores SMART CAL FLAME™ são customizados para uso em torres de pré-aquecimento e em calcinadores de fornos clínquer. Eles traduzem a aplicação da experiência acumulada de mais 20 anos da FLAME COMBUSTION na área de combustão às condições locais e específicas do processo de fabricação de cimento. Eficientes para aplicação com quaisquer combustíveis, as qualidades dos queimadores SMART CAL FLAME™ permitem resultados excelentes na queima de combustíveis sólidos pulverizados, em especial coque de petróleo, de resíduos sólidos e de
resíduos líquidos.

Principais características dos queimadores
SMART CAL FLAME™

• Redução da emissão de CO
• Estabilidade do processo em decorrência da queima de combustível ocorrer na região mais apropriada do calcinador
• Controle da formação de colagem
• Injeção e queima do combustível na posição mais favorável
• Aumento da vida útil do refratário
• Instalação simples
• Manutenção fácil

Os queimadores SMART CAL FLAME™são desenvolvidos caso a caso para garantir uma mistura intensa dos fluxos de gases e de combustíveis, reduzindo o tempo de residência necessário. Nesse desenvolvimento são usados “softwares” próprios da FLAME COMBUSTION – que resultaram de 20 anos de experiência e aperfeiçoamento contínuo na área de combustão – e o apoio de CFD – Computational Fluid Dynamics. Por isso os queimadores SMART CAL FLAME™ são sempre a melhor solução para o “mix” de combustíveis a ser utilizado e para o tipo de calcinador ou torre de pré-aquecimento onde serão posicionados. São queimadores multicombustíveis e apropriados para queima de combustíveis “clássicos” e alternativos, sólidos, líquidos e gasosos – coque de petróleo, gás natural, óleo combustível, solventes, lodo seco de estações de tratamento, aparas de plástico, pneumáticos picados, biomassas, etc. São, além do mais, queimadores de construção robusta, que aliam alta eficiência com baixos custos de manutenção.

Os queimadores SMART CAL FLAME™ podem ser instalados nos mais diversos tipos de calcinadores – SLC, ILC, RSP, DDF, entre outros – e posicionados onde a queima do combustível se faça mais eficientemente.

 

A tecnologia dos queimadores SMART CAL FLAME™ possibilita usá-los como “queimadores DeNOx”. O posicionamento adequado desses queimadores permite diminuir a emissão de NOx por meio da criação, no calcinador ou torre de pré-aquecimento, de uma região “pobre” de oxigênio – uma “zona redutora” que reverte parcialmente o Nox térmico produzido no forno.

 

A qualidade e a versatilidade dos queimadores SMART CAL FLAME™ têm, como melhor atestado, sua aceitação pelas cimenteiras do mundo todo. Quase uma centena desses queimadores operam, com pleno sucesso, no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha, na Itália, no Equador e em Uganda, dentre outros países